5 características que a cachaça precisa ter para ser considerada boa
A cachaça é uma das bebidas mais adoradas em nosso país. Tipicamente brasileira, está na lista das bebidas destiladas mais consumidas no mundo inteiro. O processo de produção se baseia no caldo de cana-de-açúcar fermentado.
Por conta da sua fama e grande demanda, a produção de cachaça tem sido expandida com o surgimento de diversos tipos com diferentes sabores e qualidades.
Alguns fatores determinam se uma cachaça é realmente boa, diferenciando das demais, tanto no sabor, no aroma e no preço.
Atualmente, as chamadas cachaças premium são uma versão mais sofisticada da cachaça convencional, apresentando características surpreendentes e diferenciadas.
Confira as principais características de uma boa cachaça e saiba como identificá-las:
1. ATENTE-SE PARA O VISUAL
Diferentemente de outros tipos de bebidas, a cachaça deve ser sempre pura, com aspecto cristalino bem branquinho (transparente) ou dourado em casos de cachaças envelhecidas.
Mesmo sendo envelhecida, a cristalinidade deve ser identificada. O líquido não deve conter nenhum resíduo. Isso é possível graças a um bom processo de filtragem.
2. SINTA O AROMA
A pinga é comumente conhecida pelo aroma forte, que até arde as vias respiratórias. Já a boa cachaça não provoca esse efeito desagradável.
Não arde as vias respiratórias e nem nos faz lacrimejar. Ele é bem agradável, frutado e levemente adocicado.
3. OBSERVE O RÓTULO DA BEBIDA
As cachaças de qualidade e que têm uma confiabilidade para seu consumo, contém no rótulo um registro chamado MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Tal registro é o que garante aos compradores que os alambiques que produzem a bebida são de qualidade e seguem os padrões de qualidade em todas as etapas de produção da bebida.
Caso a embalagem não contenha esse rótulo, é sinal de que o alambique pode não seguir tais determinações e padrões de produção, apresentando uma qualidade de aroma e sabor inferiores, e até mesmo podendo colocar a saúde em risco por conter compostos químicos nocivos.
4. AVALIE A SENSAÇÃO NA BOCA
Ao ingerir uma boa cachaça, ela não irá provocar a sensação de queimação na boca ao ponto de interferir no sabor da mesma. Tal sensação é típica de cachaças de pouca qualidade.
Obviamente, uma cachaça de qualidade irá esquentar a garganta e o peito depois de tomar a bebida por conta do nível de álcool. Porém, essa sensação não deve ser presente na boca, alterando o paladar e gerando desconfortos.
Uma dica para amenizar a queimação na garganta e no peito é ingerir corretamente a cachaça. Ao dar um gole na sua cachaça boa, deixe-a na boca por alguns segundos. Assim, a agressividade inicial do álcool passa e ela não desce queimando a garganta.
5. NÃO EXISTE RESSACA PARA BEBIDA DE QUALIDADE
A famosa ressaca não existe quando a cachaça é realmente boa. Uma cachaça de qualidade (que não foi misturada com outras bebidas alcoólicas) dificilmente lhe deixará com dores de cabeça e sintomas de ressaca no dia seguinte.
Avalie esse aspecto após ingeri-la!
Quer adquirir uma cachaça de qualidade? Visite nossos empórios em Campinas e Ribeirão Preto e garanta a sua em nosso amplo catálogo disponível.